domingo, 12 de dezembro de 2010

Abra o jogo...


Uma relacão é semelhante a um jogo de ping-pong. Lançamos sempre a bola a quem connosco joga, seja qual for. E assim esperamos ser retribuídos e voltar a dar, é sempre neste movimento em que fazemos por que o jogo permaneça. Certo é, em que falhamos ou fica presa na rede. Assim temos de decidir que desejamos continuar, mas por muito que pareça esta analogia, numa relação não há vencedores. A maior vitória é dar a cadência do nosso jogo e esta será revelação dos vencedores. São estes que ganham com uma relação.

O que falha no jogo diz-nos, o que nos exige, para erguer e manter as nossas relações. Acontece de tudo, separações, reencontros, vivências conjuntas, sentimentos de empatia, ou mais profundos, mesmo que pensemos que não sejamos pessoas de muitas relações, o facto de pronunciar meias palavras com alguém já estamos por nós a relacionarmo-nos.

Exige-se sacrifício em tê-las, alguns que julguem que seja um dado adquirido, que, não se dêem conta que tão cedo elas se vão. Exige tanto de nós como dos outros, mas temos de saber que é um trabalho conjunto, na procura no nosso bem-estar. Este nosso bem-estar é um sintoma global, que se diz nosso, o que está incluso nessa relação. Então que não é a olhar para nós próprios mas sim nós (eu+tu).

Perdemos e ganhamos como o jogo, relações muitas ficam ad eternum. É isto que na nossa vida temos, estamos sempre com intuito de relacionarmo-nos e criar laços que ajudem a suportar o que a vida nos designa, como assim a amparar quem nos segue e indicar caminhos, todos fazemos de tudo no meio disso.

Quando crescemos criamos logo uma relação pai/mãe que isso é o que nos vai ensinar, o que tão importante é, isso para nós e as pessoas na nossa vida, sem elas nada viveríamos, ou que não me acreditando que conseguíssemos sobreviver. Precisamos de comunicar, amar, desejar e que isso é, que estabelece como suportam relações, morreríamos de pobreza interior sem nada do que tivéssemos.

Cuide das suas relações e empenhe-se, muitas glórias serão presenteadas a nós e quem nos acompanha e os louros serão merecidos, de todos os vencedores que elas fazem e nada deixam que terminem.

2 comentários:

  1. Somos um pouco do que cativamos nas pessoas, por isso é importante manter os laços estendidos ao nosso futuro...
    Amei teu blog, passo a seguir-te.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado. :)

    Por vezes sinto que estou a escrever para uma parede. Mas parede essa que tem reflexos, ou seja, reflecte nos outros o que sou, penso e o que uma parede pode falar, já dizia Amália, mas eu, contráriamente, ás paredes me confesso! :)

    Espero poder ler-te por aqui.

    ResponderEliminar