quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Desembrulha!


Eu olho-me para o meu presente e pergunto-me, o que faço? Para mim já não é o futuro que seja uma indefinição. Isso já sofreu uma alteração de tal forma que viajou para o nosso presente. Se já alguém se preocupava com o seu futuro, eu mais fico com o meu presente. Isto é que, nem nada sabemos como viver o presente, não sabemos tomar que caminho para seguir o que o futuro nos reserva, já nem sabemos de nada, é apenas isto que sabemos. Ou será que sabes? Se é afirmativo, diz-me que pode ser que ajudes sempre alguém que tão pouco o consiga decifrar.

Só digo que, aquilo que será o nosso futuro será um dia aquilo que fará parte do nosso passado. Enquanto houver vida. Mas a morte também o será. Serão sempre vidas que farão parte de um passado que se vai desvanecendo no tempo.

Nós não conseguimos prever o futuro. Tudo o que fazemos serão apenas ideializacões, não que seja mau de todo tê-las do nosso passado ou futuro, por que precisamos sempre de bases para regermo-nos, e sem isso no nosso presente, ou fazermos não o conseguiriamos, precisamos sempre de algo para analizar e fazer um termo de comparação para decidir entre o certo e o errado.

Perguntaram ao Dalai Lama:
- O que mais te surpreende na Humanidade?
E ele respondeu:
- Os homens… Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… e morrem como se nunca tivessem vivido.


Dalai Lama


Eis este o meu reflexo. Não vivemos o aqui e agora, ansiamos com o futuro e desepesramo-nos com o nosso passado. Nunca estamos bem. Quando o presente que vivemos é o que conta. É isso o que foi e o que será.

Assim quando perguntarem por mim, assim o direi, aqui estou eu, presente! Ou poderia estar mais em algum lado que não aqui!? Julgo que não.

Como eu acho, estas palavras deliciosas...

O passado é história, o futuro é mistério, e hoje é uma dádiva. Por isso é chamado de presente!

Provérbio Chinês

Sem comentários:

Enviar um comentário