domingo, 27 de fevereiro de 2011

Saber o mal, para preparar o bem!


Dou por mim a observar, o demasiado proteccionismo que muitos pais dão aos seus filhos. Dêem liberdade para viver a vida, não descurando o seu papel de pais e educadores, nas não de castradores. Tal como muitos, quando saem de casa dos seus pais, dão logo o conselho comum. Vai e faz-te à vida!... Temos de os preparar para isso, mas também, deixar que a vida cumpra o seu papel. Mas, por muito, alguns não estão preparados por isto, porque pelo demasiado proteccionismo que lhes criaram, não os preparam para viver por eles próprios, não sabem como lidar com as primeiras dificuldades que lhes apresentam, ficam perdidos no mundo, só descobrindo que se tem de agarrar a eles próprios para vencer o que se lhes apresenta, são só eles que tem de resolver o seu labirinto de contrariedades, e pela mais pequena adversidade (esta que nunca tiveram), se vejam a desistir, por que não foram calejados anteriormente para contornar o que lhe é dificultado.

São estes pais, o apoio e que pode ser fundamental num filho, que lhes seja ainda mais fundamental que tenham um breve distanciamento, a eles, para terem as suas tristezas, desilusões, angustias, e retirar desse momento, as forças que um dia lhe poderão ser fundamentais a lidar com situações semelhantes. Compreendo que de quem gostamos não queremos ver por estes momentos a passar por isso, mas, é aqui que aprendemos e encontramos as soluções para o problema que é a vida. Quando achamos que queremos ter o controlo sobre alguém somos os primeiros a ruir.

Ao meu tempo, tudo era mais fácil de errar, e se tivesse de ser pago pelo que fiz bem podia por a jeito do que me preparava que iria sair, e ai podia olhar para os meus erros. Aprendi que, temos também de saber a dor do açoite para compreender que da vida não se esperam só mimos. Assim é que, de tantos mimos que se dá, quando levarmos um açoite da vida, sem a mínima preparação, mais nos dói do que, já antes tivéssemos a carne já dura da habituação destes.

Que tenhamos para com os nossos filhos, o carinhos nos braços, mas a educação nas mãos!...

Nuno Lopes


Temos e todos o sabemos que as dificuldades que passamos são um preparo para a vida, e quem nasce num berço-de-ouro tão pouco saberá o significado do que esta custa. A vida não é fácil! Ou como muitos querem que o seja. Se o é para muitos talvez esta possa ser a maior tragédia, num tombo que dê-mos não consigamos por nós a levantarmos, quando não nos foi dada essa oportunidade por nós para o fazermos.

Um pai sábio deixa que os filhos cometam erros.


Mahatma Gandhi

Sem comentários:

Enviar um comentário