sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Muito criticamos, pouco elogiamos!...


Será o nosso mal? Pouco sei se o direi, mas por vezes denota-se, no nosso dia-a-dia, na vida, muito criticamos, pouco fazemos, ou melhor, é mais fácil ser-se critico, a que nós saibamos elogiar que a maior virtude que podermos ter é sabê-lo fazer; saber no momento exacto dar a palavra, o reconforto e valorizar aquilo e tudo o que fazemos, e quando o fazemos bem merecemos, e julgo que bem, um elogio de reconhecimento.

Criticar não é de todo mau, mas também que o saibamos fazer, e assim, fazê-lo de forma construtiva, assim é que podemos analisar, o que de mau fazemos e tentar corrigir em melhores aspectos que podemos, então que optemos pelo lado mais difícil, mas que assim considero que melhores resultados obteremos.


Mas concentremo-nos no elogio que é o mais importante, mas talvez desvalorizado, como bem se diz: elogiar é uma arte; e sabermos pintar esse quadro revelamos os artistas que somos (de forma apreciativa), e muito valorizamos que elogiar as pessoas, as farão sentir-se mais enquadradas e motivadas em seja o que for; é preciso é positivismo, e por vezes andamos é pelo rebaixamento que nada valoriza isto.

Ser-se positivo e elogiar revela-nos que pela consideração além que temos, sabemos assim retirar os bons aspectos da vida e das pessoas, situações; não se quer falar do caso de passar graxa, que não é isso que se quer, que também boa arte que é (que o meu muito respeito por esta profissão de sapateiro que muito me merece!), é sim fazê-lo no momento certo e do mais correcto, é assim elogiar que avançamos e perspectivamos mais além, ao que julgo criticar só nos trava e faz-nos parar e perder o nosso próprio tempo, mas por vezes parece que gostamos, mas como se costuma dizer… bola para a frente, que atrás vem gente. :)

Então avancemos, vamos elogiar o que temos de bom e muita coisa o teremos, mas a memória não nos perdoa, senil não estamos concerteza, falta-nos talvez um pouco de racionalidade e saber bem, as coisas como o merecem.

Sentirmos motivados ajuda-nos a transpor as barreiras para o que passamos, e isso faz-se elogiando, saber-se fazendo, cria-nos o nosso bem-estar e por certo esqueceremos de criticar, um ciclo vicioso como muito o chamamos.

Não resumo isto á nossa cultura, mais a nós humanos que por vezes não sabemos ou conseguimos extrair esses aspectos, elogiar de forma acertada é importante, o mais importante assim, diremos, fazer valer o elogio e esta palavra que se esconde por trás da critica.

Sem comentários:

Enviar um comentário