sábado, 12 de junho de 2010

Reencontrar os valores


Que sociedade é esta destituída e desacreditada de valores? A quem se rege por eles bem olha para ela própria e se pergunta por isso, mas o que falha aqui? Não seremos nós (todos nós os eternos culpados de tudo isto?). Não faremos parte desta sociedade?

Todos nós os deveremos incutir. Fazer valê-los e mais responsabilizar a quem lhe os falta a tê-los, assim só se dá ao direito de ser-se critico a quem os tem e se rege por eles. Isto é parte de uma educação de berço e nós não apostamos nisso e assim se vai verificando a sua falha, as nossas falhas. Para se dar ao valor e o direito moral temos da saber educar, e mais que isso ter a referência de quem nos faça valer, mas isto não vai existindo e assim se revela a sua falha.

O que é de uma vida de valor, ou o que é de uma vida com os valores, de o valor da vida, os valores que devem nela estar presentes? Uma vida sem isto não é nada, não é ela própria, não tem significado e não nos conseguimos guiar por nada e assim nos sintamos perdidos.

Mais que os valores humanos é os valores nos regem em segui-los, todos nós criamos os nossos e diferentemente, mas é importante tê-los, assim que sem isso fica a faltar-nos a nossa integridade, e o respeito por nós próprio e que os outros nos podem dar.

Olhamos para isto e vemos na actualidade um ponto sem retorno, e como podemos reverter isto? Começa sempre por nós e nunca esperando que sejam os outros a mudar, se assim for a seu tempo encaixarão-se na linha mais correcta e este é o caminho a seguir.

O respeito, aceitação, compreensão, tolerância, o dever (…) muitos pilares dela devemos assentar e assim construiremos o nosso espaço para viver. A vida sem valores seria uma anarquia, mesmo se com eles e a sua falta que não lhe colocamos nela própria o é, então vivemos assim numa conturbação de uma vida e tudo o que nos rodeia desconectados do que nos deveria ligar, o valor, próprio valor dele mesmo.

Não nos esqueçamos que tudo o que fazemos ou do que parte é dele e sem nada disto nada assim possui o seu conteúdo, então que (des)valor não nos faltem.


Todos os valores se desmoronam à nossa volta, como sabemos, e interrogamo-nos sobre que valor poderia nascer ou resistir. Mas porque não pões em causa o próprio valor do valor? Porque dizer valor é já dizer que o é. Como o sabes? Admite por agora que é melhor não perguntares.

Vergílio Ferreira, in 'Pensar'

Que vejamos e como, a palavra valor tem muito do seu significado e quer dizer de si valor, então que nos faz estabelecer na vida, muito valorizada ela é, com isto tudo e da sua importância será se os aplicarmos em nós.

Que sejamos pessoas de valores e verdades. Não façamos deles as nossas ruinas...

Sem comentários:

Enviar um comentário