quinta-feira, 22 de julho de 2010

Tecno... lógica


Com um avanço tecnológico vamo-nos surpreendendo com este mundo, tudo o que o homem tem sido capaz de explorar e demonstrar, de tudo que é capaz de trazer, pela suas ideias que transforma, bem ou mal de uma globalidade de coisas que nos tem proporcionado. Seja de lazer ou na sua mão-de-obra em uma facilidade de comunicação ou de trabalho.

Mas… como assim penso, o que temos hoje por certo não era alcançável à imaginação humana nos seus primórdios, ao que nos vais deixando cada vez mais surpreendidos, esta capacidade que o homem tem de imaginar e executar toda a transformação que coloca ao nosso dispor.

O que me deixa baralhado, é que, não saberei se contudo estamos avançar ou a regredir. No tempo das cavernas o homem saía para caçar, hoje recolhemo-nos para navegar…

Então esta proximidade que podemos sentir virtualmente, deixa-nos mais isolados, no nosso espaço, em troca do convívio social. Comunicamo-nos por meio de ondas que se transformam em palavras e na ausência dos sons que nos era tão característico na nossa comunicação, ganha-se assim o que se perde.

Deveremos questionar se todo o uso das novas tecnologias será assim tão fundamental, deverá o ser que assim já nem delas conseguimos abdicar.

Usamos aparelhos que nos permitem pela sua mobilidade estar em constante comunicação entre todos, mas, não conseguimos dirigir uma simples palavra de quem connosco está num raio de poucos metros. A própria tecnologia está a seu tempo a castrar-nos, tornamo-nos tão dependentes dela própria.

Avanços ou regressão que isto nos vai impondo, assim já não vamos conseguir dosear a sua utilização. Anteriormente de forma manual conseguíamos fazer uma simples conta de cabeça, hoje já não conseguimos abdicar de uma máquina, vamo-nos tornado comodistas. Mas afinal, que revela inteligência, será usar a mente e raciocinar mentalmente as formas de como chegar ao resultado ou o saber utilizar um aparelho. Muitos aos dias de hoje serão capazes de afirmar que quem não usa uma máquina estará ultrapassado, mas não será mais (ou um) complexo usar a nossa mente e não cair de todo no facilitismo que nos é criado?

Tanto valor tem o homem, que utiliza a sua inteligência que nos é capaz de levar mais além do que nos trouxe, uma máquina pode ser uma ajuda, mas nada faz sem a mão do homem e não possui a capacidades intrínsecas que o homem possui. São máquinas apenas, não deveríamos estar dependentes do que estamos delas. Foi homem que criou a máquina e não o contrário, não prevejo que ela possa tomar conta daquilo que tanto receamos que é exercer poder sobre homem, embora (ou não) taxativamente o faça.

Tudo isto é apenas um meio não uma necessidade extrema, mas pela dependência que vamos criando, vamos fazendo o fim do nosso mundo. Nada disso ele não acaba e o homem, só ele, tem a capacidade para contornar os problemas que se vai confrontando e tendo uma razão crítica.
Será bom dar o valor ao mundo tecnológico, mas nunca esquecendo que só nós conseguimos faze-lo avançar e sem nada de nós, ele nada seria...

Assim que avancemos e não dêmos, meia-volta-voltar, e retrocedamos nos tempos. Esse mesmo tempo que nos levou a criar será o mesmo que precisamos de dar para não sermos comprados por aquilo que não tem preço, a inteligência humana, isto será o que é a tecnologia humana. O que se cria e desenvolve tem as nossas mãos o resto será um acoplar de ajudas.

Sem comentários:

Enviar um comentário