terça-feira, 7 de setembro de 2010

Pensa na vida que vives


Disseram-me assim que andar a dissecar sobre estas coisas, assim o pensam o tempo perdido, aconselharam-me então e assim disseram: vive a vida. Jurei que me fiquei completamente mergulhado na dúvida! Então mas eu não estou vivo! Por esse facto não estou a vivê-la já de si!


Dou-me à conclusão que sou um morto-vivo neste mundo, tal essa minha existência de que não desfruto da vida vivida, como muitos acham, que se vive e da forma que é. Viver não é só por si lidar com as situações é pensar também nelas próprias, é isto o resultado de saber experienciá-las e viver plenamente a nossa vida, é sobre isto e tudo, de todas as formas e não apenas de uma.

Então que eu enquanto vivo, vivo assim do modo como acho que se complementa a minha vida, e assim como muitos acham que pensar nela própria é perder tempo de vida, os nossos anos, dias, horas, eu de todo o modo não o concordo, viver é pensar. Saber-se pensar, e o saber é pensar como se vive e pode fazê-lo. Ao que eu preciso reflectir sobre a vida, sobre este composto de singularidades que enaltece e de todo modo que sabe pensar, tirar as conclusões do conceito de vida, saberse-á portanto que viver engloba pensar, saber fazê-lo e como assim é, que vivemos a vida como no nosso pensamento que criamos. Isto é viver. Vive-se nessa criação tão única nossa e não se deve ao facto de pensar ou ao que os outros digam que isso é tempo perdido que dedicamos. Não o é! Vivemos para pensar, praticar e saber aceitar que vida engloba tudo isso e se o homem foi caracteristicamente evolutivo na sua forma de ser, acompanha a isto o seu pensamento, e se não o fosse, como também isto não o perseguisse, então de nada saberíamos dela, de nada teríamos aos nossos dias, nenhuma conclusão retiraríamos, viveríamos num mundo branco, na ausência do pensamento, de nós, na falta da nossa capacidade. Mas nós não queremos reconhecer que sem isso não se vive, sem pensar, sem saber que isto nos muitos aspectos que nos rodeiam, nada preenchia a vida e a nós. Viver é tudo, é pensar para que se vive! Questionar a vida revela-nos a nossa capacidade, na busca dos argumentos que compõem esta vida e suas vivencias. Nada é tempo perdido, nada é inútil, assim é, ou que o seja, se não o fizermos, viver pensando, e pensando como viver.

Vivo então o que se pode decifrar dela, e quem ache, muito existe que nada se explica, eu não que de todo o modo concorde! Tudo tem as suas explicações, se não, ao que isso nos serve um dicionário? Temos de construir um significado dos pormenores da vida. Sem isso como explicaríamos aquilo que desejamos expressar, os pormenores dela. Sem isso nada saberíamos então da vida e nada, também a explicar a quem deseja conhecê-la. A vida merece ser estudada e quem o diz que isso é uma perda de vida, ou assim de tempo, não terá uma real noção que tudo isto dela faz parte.

Vivemos no nosso pensamento! Isto é vida! E muito mais, é aqui reside uma grande parte de nós e dela. A nossa mente é vida, enquanto a isso permitir e que enquanto nós também o fizermos por isso, desfrutamos dela na sua melhor forma.
Não perco o meu tempo a pensar, muito pelo contrário! Ganho-o, no que o meu pensamento se transforma.

Assim penso que vivo, mais que digam que não vivo mesmo, não posso negar que para viver tenha de pensar. Acima de tudo se dizem que perco o meu tempo, eu dou-o como adquirido.

Pensar é viver!...

2 comentários:

  1. Na verdade, eu poria as coisas ao contrário: há quem perca muito (diria mesmo, a maior parte) da vida exactamente porque não se detém a pensar nela. Desengane-se quem pense que é um exercício fácil. Há por vezes muita acção e pouca reflexão. Claro que a acção é igualmente importante e necessária. Acção e reflexão são ambas necessárias em doses generosas e o ponto de equilíbrio entre elas tem que ser encontrado por cada um de nós. Eu não diria que perdes tempo por pensar (jamais!). Será que o que as pessoas te dizem não vai no sentido de agir?

    Abraço,

    R.

    ResponderEliminar
  2. Ó gato, desculpa este meu atraso, mas tenho pensado tanto na vida que me esqueci de ti na rua ao relento! :)

    ResponderEliminar