quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Na partida de um começo... e numa busca de nós!




Começaremos aqui neste porto, chamaremos assim o nosso porto de abrigo, aonde desembarcaremos numa longa viagem, acreditamos que assim o será na busca de algo que nos preencherá, nos convida a conhecer esse mundo, um mundo nosso que muito teremos de desvendar e conquistar.

Iremos por estas águas cálidas, assim, deslizar ao sabor do vento e ir ao encontro de cada porto, descobrir esse mundo que tão vasto e imenso, nos desperta assim a maior curiosidade que nós humanos teremos.

Mas que mundo é este que queremos descobrir?

Um mundo imaginário ou real, o nosso mundo, sem limites ou tempestades que nos travem, um deixarmo-nos ir por aquilo que queremos ver e sentir; abarcarmos a cada porto e deixarmos algo de nós, levarmos sempre algo connosco, assim é, ou seja-o partilharmos tudo isso que podemos trocar, tudo com quem nos cruzamos e aprender a conhecer o nosso mundo. Vocês, meus marinheiros serão a companhia, ajuda que faz mover este barco, um pequeno barco, mas que revela o desejo de quebrar essas ondas e navegar… navegar… navegar!

Um capitão que no desejo de mostrar um mundo novo, fará de todo o esforço, para comandar e incentivar toda esta tripulação, atingir a meta de chegar a bom porto, e pelo meio aprender o ofício de navegar e conhecer essa natureza que nos proporciona a ensinar-nos.

Isto é uma viagem sem destino, mas com grandes objectivos a que nos propomos, a vida é a assim e aqui também o será, a cada porto que soltamos as nossas amarras faz-nos sentir seguros, faz-nos saber que este pequeno barco transmitirá a segurança necessária quando precisamos dele, num embarque em terra firme, levaremos pessoas a descobrir esse mundo e muitas preciosidades, e algo que na alma nos poderá preencher.

Dobraremos os cabos da tormentas, mas ensinar-nos-á que na maior dificuldade e adversidade, nos valoriza a arte de bem saber navegar, enriquece-nos e nos engrandece nas dificuldades que este ofício nos traz, e a vida assim permite que sejamos fortes (mesmo nas nossas maiores fraquezas) palmilhar a cada passo a que nos propomos.

Que façamos história, a nossa história e a ensinemos a quem muito a quer aprender, a quem a curiosidade de conhecer esse mundo que tão bem vamos conhecendo e transmitindo e assim desperte a imensidão do que ele é, o que significa e incentive a que muitos mais o possam conhecer, pelas palavras que enunciamos, cada um atento no decifrar desta linguagem possa aprender que este mundo também pela comunicação se dá a conhecer.

Lembremos a essência de nós, um país este de descobridores, e humanos de o ser…



14 comentários:

  1. Olá Nuno,
    Fico muito contente com o facto de teres criado este teu espaço de partilha com os outros.
    Seguirei atentamente esta viagem pelo mundo da mente humana à descoberta de novos mundos que tantas vezes evitamos falar ou desprezamos esquecendo-nos de o procurar. Essa viagem pelos espelhos da alma onde nos vamos poder ver um pouco uns aos outros sem medo de falar.

    Nesta tua demanda na procura do reencontro com nós próprios, sempre que tiver um bocadinho, podes contar comigo neste porto, pronto a embarcar nessa aventura do autoconhecimento.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Blade,

    Esse profudidade que todos nós procuramos, quem sabe na vida importância que lhe podemos e queremos dar, essa essencia de nós, nosso interior e tudo o que podemos revelar nesta viagem a que nos propômos fazer é assim a nossa demonstração daquilo que é mais importante para nós, o nosso eu, a nossa pessoa, nós... aquilo que somos é assim o mais importante que temos, devemos valorizar (mesmo por vezes não o sabendo) e acreditar que enquanto humanos que somos temos sempre esse lado recôndito que teremos de dar ao mundo e a todos os outros... chamaremos assim compartilhar, tudo o que vida nos permite para o fazer.

    Que me acompanhes nesta viagem a que nos propômos assim fazer e ajudar a remar de encontro a essa terra que muitas vezes nos fica no horizonte.

    Um bem haja para ti.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Nuno,

    Ainda que, por vezes esteja ausente (o tempo falta-me...) não posso deixar de te felicitar pela criação deste espaço.

    Num mundo em que abundam as pessoas áridas e vazias é refrescante encontrar alguém com tanto conteúdo.

    Patricinha

    Um abraço apertado com muita amizade, respeito e admiração. Abraço esse que, se não te importares, é extensível ao Blade que também comenta este post.

    ResponderEliminar
  4. Olá Patricia, oom muito gosto de te ver aqui, podemos não ter todo o tempo do mundo para nós, mas só esse espacinho é valorizável e que o guardas para ti; se bem, que eu estou a pensar quase sempre em mim, que não será de todo o modo egoista, não, é uma forma de tentar desvendar esse lado e oomo o sempre gosto de o partilhar, e mais que isso também o poder discutir, aprendo algo, conheço-vos a vós meus amigos, e desvendar esse lado, talvez um lado obscuro de nós, mas sempre radiante que nos faz, assim apreciar!

    Estás á vontade, para assim escreveres o que quiseres. Contribuiam para aí... :)

    Agradeço desde já.

    ResponderEliminar
  5. Bem Nuno, nunca andei de barco, mas estámos sempre a tempo de experimentar.

    Arranja-me um lugar, pois vais ter-me por cá.

    Felicidades para a viagem.
    Agora me lembro...levas o gato?:-)

    Ahhhh.....e tens carta de marinheiro? :-)

    Abraço e boa sorte para esta nova aventura.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Uma surpresa, um privilégio e um prazer ter-te por cá, grande Nuno. Irei passando por aqui. :)

    R.

    ResponderEliminar
  8. Sansoni, cruzeiros nunca fiz, mas de nada importo de o fazer e descobrir esse mundo, acreditemos que podemos fazer esta viajem todos, do que me acompanham e de quem eu gosto, como muito o terei, um prazer especial que me acompanha, que serão vocês e este barquinho aonde todos cabemos.

    Não tenho carta de marinheiro, mas vou aprendendo a navegar, não deixarei isto ir ao fundo e para nossa segurança que vistamos o nosso colete salva-vidas :)

    Em breve contribuirei com o bichinho que me tem acompanhado noutras viagens e que muito me faz ver e esse lado e o que nos transmite, sim irá me acompanhar, não o deixo por terra. :)

    R. prazer ler-te e assim espero que tudo esteja bem contigo e ajeita-te aí, a bombordo. :)

    ResponderEliminar
  9. Consegues me surpreender sempre...
    Antes de mais um obrigado,por seres como és.
    Um obrigado por me convidares para este espaço, que é muito teu, mas que me deixou a pensar nas letras que cuidadosamente escreves-te... e neste momento fazem todo o sentido...

    ResponderEliminar
  10. Eu agradeço é a vós que atentam ás minhas palavras e possa assim exprimir aquilo que é, sentimentos de um homem, sim eles também devem conseguir tirar alguma coisinha cá para fora, pelo menos eu vou fazendo por isso... :)

    ResponderEliminar
  11. Ora bolas!
    Então andava eu a fazer uma pesquisa tardia no Google em "marinheiros másculos que queiram ser o meu porto de abrigo" enquanto ouvia os Village People "In the navy" e venho parar ao blogue de alguém que fala em viagens, navegação, aventura do conhecimento...?
    Para isso tinho ido ali ao lado ver o site da circum-navegação do navio escola Sagres!
    Mas...helás! Este não é o blog do meu amigo Nuno Lopes? Que coincidência extraordinária!! Vou por cá ficar e que se lixem os marinheiros suados a subirem à gávea...:-)
    Bem, depois de toda este discurso falsamente exclamativo e hipérbolico, quero apenas dizer-te que vou refestelar-me e saborear a tua escrita emotiva e sincera porque se já é um prazer acompanhar os "aperitivos" que nos ofereces em outros locais, certamente o "ágape" por cá será bem melhor...
    Espero que não te acanhes pelo facto de ficarmos de olho em ti. Grande abraço.

    P.S. Quando é que activas os cartões verdes, pá? É que já tens aqui material para ser classificado!
    Desculpa, foi mais forte que eu...:-)

    ResponderEliminar
  12. Manucas espero bem que esta viagem não nos leve ao manicómio. :)

    Mas assim iremos espremer o que vai para aqui destas frescas mentes... e deixar-nos ir ao nosso sabor, ao de leve, ou assim levarmos mesmo as nossas pessoas a um retiro profundo.

    Na reforma concerteza teremos o nosso tempo de organizar isso e juntarmo-nos aí para umas pescarias. :)

    Bem hás-de me dizer qual o dia para me dares uma vacina de juizinho... eheh :)

    Um abraço para ti e diverte-te.

    ResponderEliminar
  13. Muito bem Nuno, parabéns pela iniciativa.

    Tentarei colaborar, só que para mim vais ter de "arranjar" outro meio de transporte (lol). Detesto viajar de barco e depois de uma grande viagem que fiz (9 dias), jurei para nunca mais,...

    Dá o mote, que eu irei colaborar dentro das minhas possibilidades.

    Força e vai em frente.

    Isabel de Lyz Girou

    ResponderEliminar
  14. Isabel, sê bem-vinda ao meu espacinho, que decidi criar, após de ter-me cansado um pouco de tudo o resto e espero por aqui transmitir o que vagueia nos meus pensamentos e na minha alma.

    Concerteza um dia faremos um cruzeiro á volta desse mundo e de todos nós que é aonde quero ir e já comprei bilhete, ao nosso interior, o nosso intimo, aquilo que nós somos.

    Mesmo assim, deixes de perder as vistas e disfruta de ver os barquinhos aqui a passar. :)

    Obrigado.

    ResponderEliminar