terça-feira, 8 de junho de 2010

Eternamente crianças


Por vezes o homem revela-nos o seu lado mais imaturo, tal como uma criança quando recebe um brinquedo, o seu sentimento de posse, descoberta e domínio sobre ele diz-nos que na sua inconsciência pretende exercer as suas fantasias sobre o que tem, e como natural brincar com o seu objecto, mas isto é na inocência de uma criança, mas um homem também pode ser assim, ou comportar-se como tal.

A tendência do próprio homem dominar o que deseja, o poder sobre os outros e ou as suas situações por muito fá-lo centrar no seu egocentrismo, ou no seu extremo exacerbado, que não consegue limpidamente ver o que por muito poderá prejudicar quem lhe é próximo ou mais grave quando pretende directamente fazê-lo com as suas intenções.

É do homem dominar tudo, a sua própria natureza, ter o controlo sobre o que se acha pensar que o seja, mas não, podemos ter de controlar o que precisamos, mas muitas coisas ultrapassam-nos, e prejudicar e achar-se no direito de por vezes controlar vidas de outrem são actos condenáveis, não é isso no seu direito.

Ele próprio já muito domina no mundo, um poderio imensurável que possui, e tudo o que desenvolveu adveio até disso. Por certo até bem pensa que o domínio de várias espécies é-lhe devido, mas não, a própria natureza não o permite ou muito só provoca distúrbios á sua própria pelo mal que provoca, e assim sofremos consequência e acção do homem, é ele o condenado de tudo que comete.

Tal como as crianças se vai divertindo com o que se acha possuidor, muitas vezes sem a noção da consciência, ou melhor com ela mas não querendo ver ou pensar, quando deveria utilizar a sua inteligência, para não provocar os danos que permite, talvez aqui o pensamos faltar até tem demasiada inteligência para provocar o mal, não sabe usar um discernimento correcto, uma falha dele próprio.

Assim com os seus brinquedos e brincadeiras este homem pode muito bem demonstrar as suas evoluções nos mais variados aspecto, mas de uma forma continua preso à fase mais prematura, a de uma criança e a sua evolução perde-se e fica-se por aqui, são eternos, o que não revela a sua evolução como humanos e na sua espécie.

É pena este que homem vemos, de um vazio interior que nada ao mundo acrescenta e só se prejudica a ele próprio e ao ambiente que o rodeia.

2 comentários:

  1. É a maneira de lidar com as pessoas e com os objectos que separa os homens dos Homens.

    Abraço! :)

    R.

    ResponderEliminar
  2. O que só uma letra maúscula pode fazer diferença numa palavra, muitas vezes também se o distingue de e em cada um.

    Homens de grandes palavras são o revelar de grandes acções.

    Um abraço para ti e tudo que esteja em paz. :)

    ResponderEliminar