quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dor_Mente




A nossa maior dor localiza-se num espaço, num recôndito espaço que tão pouco pensamos, ou então é aonde mais pensamos que o que é a dor. A dor que a mente provoca é dilacerante, de uma agudicidade que tendemos a dizer assim que o mais grave que nos pode acontecer. Não será uma simples dor de cabeça, que cabeça que queremos aqui falar, mesmo que por ela essa dor possa estar na nossa cabeça, ultrapassa tudo isso, uma dor psicológica, por muitas vezes não existe um cuidado que nos cure. É doloroso sentir isso.

Mas podemos nos sentir assim, sem sentir os pensamentos que temos, serão eles o que podemos aplicar tal como podemos sentir um pé dormente, ou digamos que numa separação de palavras se adequa uma dor-(de)-mente. (De)mente não. Acredito que para sentir qualquer dor teremos de ter a noção do processo que o nosso cérebro faz para desmistificar o que e aonde sentimos isso, que além de física que possa ser, ela é expandida pelo nosso processo mental o que aí desmistificamos a dor e nos esclarecemos o que realmente sentimos.

A dormência mental é tão provocatória que se apodera de nós que nos impede de muito. Do muito que nos desejamos fazer. Apodera-se de nós e faz-nos tornar incapacitantes. Quando por muito pensamos que só isto acontece fisicamente. Nada de mais errado.

Torna-se numa morbilidade mental que nos afecta os nossos pensamentos e ideias. Precisamos de isto também como cuidar do nosso corpo, fazê-lo pela nossa mente, exercitarmo-nos, praticar formas de não cairmos no absentismo mental.

Pensamentos dormentes, em que sentimos um formigueiro na própria que nos causa a maior das confusões, que o pior é sentirmo-nos assim. E de tão pouco vale espreguiçarmo-nos para que passe…

Acho que tão actualmente estamos tomados por isso, tão pouco pensamos, evitamos de o fazer e assim achamos que pensar é cansativo. Talvez o seja para nos levar a um estado de dormência tal. Mas, para nos encontrarmos assim também é provocado por nada fazer, ou pensar, que nos faça adormecer no nada. No mesmo sitio, na mesma posição que provoca esta (pequena, ou) grande mal-estar.

Dormência quer-se dizer um mal estar provocado por uma má posição, o que mentalmente pode-se aplicar, que por algum dissabor de vida, o nosso estado nos leve a tal ponto de adormecimento músculo-cerebral que percamos a sensibilidade e saudabilidade mental.

Sem comentários:

Enviar um comentário