segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Lição de vida


Todos nós procuramos nos formar, precisamos disso na vida, o saber, o incutir-nos de ensinamentos, que nos permita desfrutar do máximo esplendor desta e ter capacidades para executar, tudo o que se nos depara, a assim é que aprender é a mais valia que o ser humano pode dispor para sentir-se preenchido.

Tudo e todos seguem a sua ordem natural. Estudar para poder ter as capacidades e de no seu desempenho, aplicar o seu saber. Mas, o que se aprende por muita teoria , tão pouco se sabe a prática, do que precisamos de ter para apresentar o que se nos exige. Assim que só a vida nos permitirá isso, precisamos de ter as nossas experiências, para poder assim conjugar o que sabemos, do que aprendemos, dos estudos e do que nos ensina a vida. Todos sabemos que esta, (a vida) é uma escola, ninguém se lembra ou tão pouco valor se lhe dá, pois o que realmente interessa é ter-se um canudo e viver-se na ilusão deste. É certo que sem isto de nada somos! Mas porque é que ninguém ainda se lembrou de certificar as experiências de vida ( embora existindo algo de perto para muitas criticas de alguns). Digo-o que mesmo por alguém que tivesse mesmo uma certificação superior isto fosse também obrigatório, reconhecer as nossas capacidades que vamos adquirindo ao longo da vida, não é por ter isso que paramos e tudo sabemos.

Digo que a formação nos dá 95% de saber e teremos 5% de prática reconhecida do que até aqui nos vai sendo incutido. Com a vida esses 95% vão se diluindo para passar a aumentar os outros 5%. Então assim quando atingirmos o ideal, que será 5% de saber e 95% de prática que aplicamos nos nossos deveres, é isto a nossa perfeição . Só a vida e as nossas vivências, nos permitem a isso.

Eu contrariamente, e ao se insurgirem comigo como que seja maluco, vejo talvez as coisas de uma forma contrária. Quero viver a vida, tirar os ensinamentos que ela me tem a dar a mim próprio, ser livre de teorias, e construir as minhas. Aprender toda a sua matéria revelando todo o meu auto-didactismo. Certo um dia chegar em que havendo uma oportunidade em entrar para a escola, aquela que todos acham que por ela não frequentou, de capacidades não tenha para saber o que é a vida, ou estes que nem precisassem disso, até o saibam demais. Assim que espero, pela minha percentagem de experiência, poder ao fim, com toda a matéria que me é facultada e saber o que possui-o e então tirar as conclusões conjugando tudo o que sei e posso saber (ainda mais). É aqui que atingimos o ponto do saber, por outros caminhos.

Não que tenha interesse algum em exercer algo, sendo que mais obrigatoriamente seria para me cultivar e sentir-me preenchido. Mas curiosamente, quando uma pessoa atinge esse ponto de maturidade por outras forma, de nada vale à sociedade, então que arrume os livros e que fique a ali na prateleira, como agora o queremos tanto fazer.

Isto é que o saber da vida de nada vale e nada é se lhes reconhecido. Temos pena destas mentalidades se vão povoando.

A quem julga que não, os anos, são as cadeiras que teremos de concluir, e esta escola é a mais que essencial, que tanto ignoramos. Aproveitem a vida para aprender que por enquanto não nos é obrigado a pagarmos propinas…

Sem comentários:

Enviar um comentário