sábado, 15 de maio de 2010

Estados de raiva


Pergunta-se o porquê deste sentimento? Porque revelamos isto e contribui para a nossa humanidade. Que coisa tão natural do homem em destilar a sua raiva, para com os outros ou assim as frustrações de quem nada tem culpa.

Mas não sabemo-nos controlar, tomar posse desse sentimento e medi-lo por nós próprios? Raiva é uma doença, precisamos de ser vacinados por isso, precisamos de nos conter sobre este sentimento, por muitas vezes agride e denegrida quem nos está próximo, ou até, contra nós próprios.

Sentimos essa raiva que não sabemos de onde vem, talvez do nosso âmago, do fundo de nós que por vezes não conseguimos por um travão ao que sentimos e despejamos em cima do que tão pouca culpa tem. Porque fazemos isso? Juro para mim próprio, que não o compreendo e tento arranjar uma justificação para o fazer. A raiva do ser humano é o lado mais degradante de si.

Um lado que demonstra não ter a sensibilidade, de conter os momentos de fúria, que se soubemos auto-controlar, revela que o poder que exercemos sobre nós e dá-nos a segurança de sermos pessoas das melhores capacidades que podemos demonstrar.

Deveremos nós guardar essa raiva? Digo que o despejemos cá para fora pois sabemos o mal que nos faz, soltemos um grito dela, mas distantes de tudo e não próximo dos outros. As características que nos fazem são naturais a nós próprios, mas existem valores morais que se sobrepõem a isso, então que tenhamos a nossa moral de tratar bem quem o merece ou que não o seja, mas não estilizemos a nossa raiva nos outros.

Quem o faz assim demonstra a segurança em si próprio.

Sem comentários:

Enviar um comentário