terça-feira, 25 de maio de 2010

Os nossos medos


Todos nós temos os nossos medos é natural, mas tentamos assim controlá-los não sejam eles que tomem conta de nós, e isso é preocupante e transtorna-nos, e pior que os medos, é ter medo do próprio medo.

Vivemos amedrontados sobre isso, o controle sobre eles pode-se revelar por vezes incapaz, e como conseguimos isso, conhecendo-nos a nós próprios, tentando nos dominar a nós e a eles, só que por certo são coisas que se revelam inconscientemente que entramos em pânico.

Posso ter os meus medos e não fujo a isso, ou melhor são ele que me procuram, mas a mim, não tenho medo da minha pessoa do que sou e isso revela o que já me conheço, preciso foi ir demasiado fundo para entender o meu lado mau é incapaz de fazer algo que me transtorne, mas como não se podem dominar como se algumas forças superiores se tratassem podem querer marcar a sua presença, mas existe sempre o medo, por mais conheçamos e achemos que nada de mal nos façamos, existe o lado irracional que pode revelar assim que à nossa integridade possamos fazer algo que nos seja prejudicial. Mas quando os conhecemos é a forma de nos controlarmos, e tê-los sobre domínios.
Mas nós fugimos deles, não os queremos conhecer, temos receio, medo de os confrontarmos e assim vivemos sobre o clima do medo.

Saber dos nossos medos é conhecermos nós próprios, mas também ele pode ser a nossa segurança face ao perigo e isso revele ansiedade que provoca, só que não sabemos a razão desse medo ou da situação que vamos lidar, assim estamos perante dois cenários, aquilo que imaginamos e o que vamos ter de lidar e pode ser mais complicado lutar contra o medo que a situação que nos confrontamos e situação essa que pode ser da maior simplicidade.


Parecemos estar hoje animados quase exclusivamente pelo medo. Receamos até aquilo que é bom, aquilo que é saudável, aquilo que é alegre. E o que é o herói? Antes de mais, alguém que venceu os seus medos. É possível ser-se herói em qualquer campo; nunca deixamos de reconhecer um herói quando este aparece. A sua virtude singular é o facto de ele ser um só com a vida, um só consigo próprio. Tendo deixado de duvidar e de interrogar, acelera o curso e o ritmo da vida. O cobarde, par contre, procura deter o fluxo da vida. E claro que não detém nada, a menos que se detenha a si próprio. A vida continua sempre a avançar, quer nos portemos como cobardes, quer nos portemos como heróis. A vida não impõe outra disciplina - se ao menos o soubéssemos compreender! - para além de a aceitarmos tal como é. Tudo aquilo a que fechamos os olhos, tudo aquilo de que fugimos, tudo aquilo que negamos, denegrimos ou desprezamos, acaba por contribuir para nos derrotar. O que nos parece sórdido, doloroso, mau, poderá tornar-se numa fonte de beleza, alegria e força, se o enfrentarmos com largueza de espírito. Todos os momentos são momentos de ouro para os que têm a capacidade de os ver como tais. A vida é agora, são todos os momentos, mesmo que o mundo esteja cheio de morte. A morte só triunfa ao serviço da vida.

Henry Miller

Assim também por vezes temos o nosso medo de vencer na vida, é porque é que isso nos provoca, somos nós face ao desconhecido, e é isso que nos provoca o medo, traz-nos a insegurança e desarma-nos perante aquilo pelo qual devemos lutar, combates da vida que por alguma vez nos tomba, mas mais medo virá se não nos conseguirmos levantar, então o medo existe em todo o lugar, em todas as coisas, mesmo que por vezes não nos apercebamos disso, é um medo camuflado que nos pesa sempre.

Ultrapassa-se os medos confrontando-os e conhecendo-os, mas nada disso invalidada que ele continue a fazer o seu trabalho e estando presente na nossa vida teremos ter o nosso destemor para o vencer, e isso faz-se na face dele próprio.

Quando conseguimos ultrapassar isso sentimo-nos vangloriados (não destemidos de todo pois ele nunca nos abandona) mas faz-nos revelar que conseguimos contornar certas situações a que nos confrontamos, e esse é o nosso medo de lutarmos contra ele, mais ainda se perdemos para ele, grande derrotados seremos e mais as situações que temos de lidar não antes que ele nos faça paralisar perante isso.

Que a coragem vença o medo, e ele perca a sua de nos atormentar, assim conseguiremos viver a nossa vida na maior plenitude.

Sem comentários:

Enviar um comentário