segunda-feira, 3 de maio de 2010

Anedonia




Este termo significa que a própria pessoa não consegue retirar prazer das coisas prazerozas, que anteriormente tinha na vida, a palavra prazer não existe, a própria pessoa ressente-se por não conseguir algo que anteriormente tinha.

Associado a doenças unipolar, bipolar, esquizofrenia, ou outras, fazendo parte do quadro clínico.

Como pode uma pessoa viver uma vida sem prazer, ou em pequenas coisas simples que anteriormente o tinha, podemos tentar explicar que isto é tal como se uma mulher frígida, em que não consegue o mesmo, mas, isto pode-se tratar em pequenas coisas, até na sua própria sexualidade.

A pessoa tenta encontrar o prazer que é isso que motiva na vida, mas muitos quando notam que não o tem vêem na vida algo sem motivo o que leva às pessoas a que viver sem prazer não lhes dê o motivo que necessitam.

Assim que isto leve por vezes a desesperançar e pôr termo a um fim, que não se sentem motivados.

A própria vida é um prazer que podemos retirar e como podem viver estas pessoas sem isto, torna-se por vezes um fardo para elas.

Tem as pessoas de redescobrir aquilo que lhe podem dar, o prazer que podem encontrar para viver e assim sentirem-se gratificados pelo que se pode fazer e que disso retiram.

A problemática é que isso acompanha essas doenças, e nestes estados torna-se complicado retirar coisas na associação destes sintomas e dar a volta para sentir isso, quer-se dizer que a pessoa vive anestesiada que o que o pouco que consegue retirar é nefasto.

A própria vida é prazer, tudo! E sem isto a sua essência de viver é praticamente nula.

As pessoas tem de encontrar em certas coisas que lhe o dêem, e muito difícil é descobrir isso e sentirem motivados a viver, e é isto que falta motivação e poder de iniciativa.Sem prazer nada se faz e tudo é e torna-se penoso… é este o significado de se viver!

2 comentários: