terça-feira, 30 de março de 2010

Novas oportunidades


Muito sugestivo este titulo, mas por certo tão pouco se lembraram do lado filosófico da questão.

Por muitos que são críticos das novas oportunidades e desta forma de formação, mas não será isso que me vou debruçar, mas nas que merecemos e se aplica na nossa vida.

Todos merecemos novas oportunidades, por vezes quando certas pessoas ou nós, por certos motivos desiludimos alguém, quando ficamos a desejar em uma e certa atitude, merecemos tentar corrigir a forma mal criada que submetemos a alguma pessoa que magoamos, a isso se serve o perdão e saber pedir desculpas é reconhecer que o modo como agimos não é ou foi o mais correcto e assim penso que o merecemos para reparar os seus danos.

Bem sabemos que muitas coisas existem que nos magoam, e não conseguimos reconhecer isso e somos intransigentes e inflexíveis em dar uma oportunidade à pessoa para nos demonstrar que merece o nosso crédito. Assim aprendemos e essa pessoa nos ensina a forma e melhorar, como as coisas são que caso contrário não o saberíamos, resumíamo-nos ao nosso desconhecimento, e o modo como devemos interagir entre todos.

Mas a vida é muito mais…

Recomeçar uma oportunidade na vida quando vemos o seu fim, ter esperanças para que isso possa acontecer, acreditar que o fim do mundo poderá ser uma coisa utópica e as réstia de esperanças para dar um novo rumo à vida será sempre uma realidade, mas por muito e no meio disto não conseguimos ver isto e a maneira de como sair destes ciclos.

Toda a vida nos dá oportunidades para viver e é isto que sabemos, que dela devemos tirar o seu proveito, aproveitá-las e saber geri-las, nós sabemo-lo bem que sim, mas o nosso olhar por vezes não nos deixa ver isto no sentido mais amplo e clarividente.

Porque não merecemos muitas vezes uma oportunidade de corrigir os nossos erros? Não merecemos uma oportunidade de vida? Não merecerão as pessoas demonstrar, mesmo que por uma vez mau que seja que merecem a nossa confiança? Não será que por algo de mau, se sobrepor algo de positivo não valorizamos essa pessoa?

Muitas destas perguntas nos assaltam à mente ou algo mais, cabe a nós respondermos, e se julgarmos que merecerão, novamente mais uma oportunidade, porque não e a deveríamos dar?

Existem muitas coisas que nos magoam e fazem ressentir, mas sabemos que perante esses ou algum episódio, que por tudo o que se passa e quando se conhecer verdadeira e realmente a pessoa, sabemo-lo tudo que de positivo nos deu não será e pode ser um aspecto negativo que pode transformar, de todo, as nossas relações. Assim vemos que um pequeno peso negativo que pomos no prato da balança, pesa mais que muitos outros pesos positivos que pusemos no outro prato e faz desequilibrar o logo ponteiro para o lado do negativo que vemos.

Merecemos dar assim novas oportunidades a nós e ás pessoas quando são merecedores, e sabemos que a vida é feita disto, das mesmas oportunidades que damos e assim o que podemos retirar dela.

Deixarei aqui um pequeno testemunho de uma forma que me fez ver e encarar isto de que se é merecedor, e por certo muitas pessoas que na sua consciência que o bem que tiverem o reconhecerão e agradecerão…:

Ao que escrevo, que até tem em parte, objectivamente tem a ver com os princípios do tema em si, mas o caminho é muito semelhante, e reflectindo de todo a minha opinião sobre a oportunidade que as pessoas merecem, e poderei assim e daqui tirar algumas reflexões e bastante conclusivas.

Há mais de 20 anos o meu pai foi fornecedor durante largo tempo da Prisão Escola de Leiria, aonde conviveu com os mais variados reclusos e pessoas daquela instituição.

Decidiu por si, pelo seu termo e responsabilidade, dar uma oportunidade a uma pessoa presidiária, aonde garantiu um emprego, casa, salário e a sua integração e liberdade de vida.

Cargo este da total responsabilidade do meu pai.

Existiram alguns acidentes de percurso, mas o que se objectivava é que esta pessoa pudesse ter uma vida normal e com as suas responsabilidades, que no seu geral foi cumprindo.

O que se poderá dizer hoje que é uma pessoa totalmente integrada, com uma vida normalizada, com as suas responsabilidades e seu dever de cumprir, sendo que acompanho com algum pequeno distanciamento, pois mantêm uma relação com familiares meus, um pouco afastados.

Conclusão e o que retiro é que, os objectivos e princípios, inicialmente propostos foram alcançados e sua reabilitação foi feita na sua eficácia e merecida, a oportunidade a essa pessoa, que estava restringida pelo que cometeu.

A base da minha opinião incide aqui, que estas pessoas devem ver e ser-lhes merecidas oportunidades na sua integração sendo proposto um projecto de reabilitação, e assim de algum modo, contribuir para uma sociedade mais justa e segura.

Deverei ver neste aspecto ao que foi aproveitado a oportunidade do recomeço de uma nova vida foi assim um principio para quem a iniciou e a acreditou que tal o fosse possível.

A essa pessoa caber-lhe-á as conclusões que isto teve na sua vida, mas foi-lhe merecida isso, soube agarrá-la por certo e dar-lhe um novo rumo.


Que tenhamos, mereçamos, as oportunidades que nos dão e nos podemos dedicar.

Sem comentários:

Enviar um comentário