quarta-feira, 31 de março de 2010

Quando o desrespeito nos agride


Todos nós exigimos e merecemos ser respeitados, mas existe aqui uma enorme falha em todo e neste processo.

Se olharmos para o que desejamos, pedimos um respeito presente e que sejamos marcados por ele mesmo, mas por vezes inconscientemente, ou sem pretensões de algo mau, não respeitamos o que é merecedor, um pequeno silêncio, uma opinião, o tomar da palavra, dar o seu lugar ou pequenas coisinhas, que tão pouco nos apercebamos, mas que por certo por vezes alguns se sintam confrangidos, por não ver algumas coisas que o devem ser feitos na totalidade. Serão poucas coisas, nada de muito gravoso mas é um acto de tacto e boa educação fazê-lo por respeito. E quando o fazemos ou damos a compreender que é por isso revela que o modo como lidamos com os outros é meritórias as nossas atitudes, sinal de que fazemos por respeitar, merecê-lo e ser agraciados pelo que fazemos e prestamos.

Mas muito disto ultrapassa o bom senso, chegando ao ponto de tomar formas agressivas, desencadeia uma falta de respeito pelo ambiente que deve ser sadio e ao que se gera num clima intenso e carregado de intempestividade, no desrespeito de um culmina ao de outro e nesse ciclo gira as agressões a que tudo o que é o sinal gerador disso e no que se insere o respeito nunca está presente. A linha que separa isto é ténue e nunca sabemos bem como lidar de forma respeitosa.

Ao que isso, muitas vezes sentirmo-nos agredidos da forma como nos tratam e nos cuidam, não conseguimos aceitar que qualquer modo de trato seja de forma alguma assim, sejamos expostos a tais atitudes, precisamos nós e outros, que, como e ao que se diz, pelo pretexto de uma… Sensibilidade de um elefante numa loja de cristais.

Respeitarmos a nós é fazê-lo aos outros…

Saber respeitar revela que pelos nossos valores e ao que considero mais importante em cada um, uma característica importante da forma de lidar com o mundo, com as pessoas e o que merecem e que, de certo merecem-no, ser dadas ao respeito, só que quem não faz connosco por certo não merecerá e não o sabe valorizar, mas, que não percamos o nosso próprio e ignoremos tais casos.

Se ao olharmos para o mundo revemo-nos nessa falta de respeito tão presente, não sabemos como é possível tal acontecer, mas parte sempre de nós, ou não fosse que, todos nós somos pessoas, podemos não ter culpa directamente em tudo o que se passa pelas atitudes no mundo e dos outros, mas deveríamos condenar isso e educar para que existisse. O que se revela na sociedade são fruto das nossas atitudes e se o falta é porque é preciso preencher com algo que modifique tais comportamentos, ao que se chamará a isso boa educação e sabermos nós educar, mesmo que não seja chamar à sua atenção.

Que reflictamos um pouco:

Um homem pode fazer toda a diferença e tu poderás ser esse homem!

Sem comentários:

Enviar um comentário