quarta-feira, 24 de março de 2010

Reflectindo, a razão da agressão



Vemos aos dias de hoje a a violência que está associada nas nossas escolas, não nos perguntamos (ou será!?) aonde irá terminar tudo isto ou as implicações que formam toda esta envolvência. Ela sempre existiu, mas está a tornar contornos preocupantes, de alunos contra alunos, de alunos por professores, nos mais variados campos.

Denota-se existir algum controle das entidades estatais em relação ao bullying e tentar controlar estes fenómenos após certo acontecimentos ocorridos, mas muitas outras partes estão indefesas, e começa-se a criar um clima de medo em poder ir para este espaço e conviver como o deveria ser natural; naturalidade essa, que se está perdendo se não forem tomada medidas drásticas e firmes.

Serviria este, um espaço para ensinar, e a educação que é necessária em casa por parte dos progenitores e educandos, mas vai existindo falhas a que despolete todo este nível de violência. A forma como a falha da educação em criar uma disciplina que a meu ver abordasse isto, no caso da cidadania, ser o mais indicado ou uma que fosse directa a discutir e incutir aos nossos jovens um clima de responsabilização, de intervenção e convivência em sociedade. Temas que deveriam ser incutidos cedo nas suas vidas e ter um acompanhamento prolongado além destas.

A educação parte de todos nós não é só a escola e fazer daquilo um espaço de despejo, somos e seremos responsabilizados por isso e tudo o que se verifica deveria-o ser visto nesta forma como encaramos estes problemas.

Temos de procurar soluções para isto, julgo que todos saberemos as implicações que isto traz, presente e futuramente ainda mais.

Adiar isto só complicará em demasia para poder resolvê-los, mais tempo, paciência e gastos monetários perdidos.

Que comecemos ainda hoje a fazer para que isto não se torne numa problemática envolvente que se torne impossível de resolver, que por certo não o será!

Sem comentários:

Enviar um comentário