quinta-feira, 4 de março de 2010

Pensamentos em branco





Bem gostaríamos de por vezes silenciar a nossa mente, descansar e esquecer os pensamentos que nos assaltam e por, ou muitas vezes não o conseguimos, exige talvez um conhecimento profundo e algum treino interior, mas nada de mau assim o é, pois a forma de pensarmos é sinal e de que estamos vivos.

Pensamentos vagos, pequenos flashes, ou profundos pensamentos, nada poderemos esquecer, nada poderemos ocultar, assim fazem parte de nós e nos faz ver do que necessitamos deles, para as nossas decisões na nossa vida, não os podemos negar.

E nós pensamos o que dizemos ou dizemos o que pensamos?...

A cada a nossa personalidade, temos a forma de assim racionalizarmos os nossos pensamentos e os expressarmos, demonstramos que o sentido que eles tem, o que pensamos assim o é provido de alguma forma.

Não são opacos e sem sentido, tem é o todo, aquilo que lhe damos, serão de várias as cores e a interpretação da sua forma e pretexto que tem e que significam para nós.

Não conseguimos esquecer os nossos pensamentos, a mente não se cala, ou por vezes até os esquecemos pois por tantos que nos vagueiam que é complicado assim concentrarmos tudo no nosso espaço mais racional.

Pensar é essencial, é o que nos faz tomar as nossas decisões, opiniões e criticas, não os conseguimos fazer sem conteúdo, mas por vezes em branco que o sejam transparentes. Que seja isso que nos faça compreender a nós e os outros.

Os meus pensamentos são formas de partilhar aquilo que muito tenho em mim, aquilo a que não sou capaz de me silenciar e negar, faz parte e nós como humanos, com as nossas (e únicas) características seremos seres que na perfeição, da nossa imperfeição, muito teremos de aprender com os nossos pensamentos, o que pensamos e questionamos; e será essencial questionarmos a nós e aos nossos pensamentos, pensar que pensamentos serão esses, estaremos correctos nas nossas decisões e tudo o que podemos racionalizar?

Questionar-nos a nós e (aos outros) faz-nos saber ser críticos, saber intervir e sermos pessoas que na parte humana não negamos aquilo de que somos feitos, seres pensantes.

Não conseguimos pensar no nada, o nada, nada é, é um vazio, um pensamento inconsequente, não contributivo a que aquilo que exigimos seja o conteúdo para que possamos preencher assim o significados que queremos dar e isso é tudo, é um pensmento válido.

Tudo o que pensamos, tudo o que nos envolve, tudo o que nos trás á mente e memórias, tudo, temos tudo que podemos ter, como seres únicos assim o seremos.

Pensar será um exercitar de nós, para além de um treino tentar não pensar em nada e abstrairmo-nos de tudo é também um desenvolver a pensarmos nas coisas e na nossa memória.

Que pensemos nisto!...

6 comentários:

  1. Quanto é que eu não dava, para agora poder estar aqui

    http://vimeo.com/1051792

    e não ter que pensar em NADA! Eh eh...

    ResponderEliminar
  2. Pensamentos paradisicos... as férias não tardam muito a chegar!:)

    ResponderEliminar
  3. Penso...logo existo !
    Disse o filósofo, um dia.

    Será que podemos existir sem pensar?
    Será que «mesmo no mundo da Lua», não estámos a pensar?

    Pois eu acho que para se «ser»...tem que se pensar, daí que, «pensar» faz parte da existência humana...digo eu.


    Eu, já há algum tempo que tenho um hábito:

    Quando me levanto de manhã penso em algo de bom para esse dia...sempre é outra alegria de viver...e de pensar!

    Um abraço aos pensadores...a nós...a todos os que pensam...mesmo áqueles que o fazem «em vós alta». :-)

    ResponderEliminar
  4. Bem pensado e nem me tinha lembrado nesse famoso pensamento... :)

    Bem eu cá para os meus botões vou cosendo alguma coisa, mas nada de corte e costura, vociferando pequenas palavras, pensamentos, não estamos sós, mesmo que o estejamos temos sempre a nossa própria companhia.

    Acho que não podemos existir sem pensar e digo que sem isto também não conseguimos pensar sem existir... eheh

    A esses pensadores creio que são o sol de deste mundo... um bem haja! :)

    ResponderEliminar
  5. Conforme prometido, aqui estou eu para mandar o meu bitaite. :D

    O pensamento é uma das maiores/melhores ferramentas que o nossa mente nos disponibiliza e por vezes negligenciamos essa ferramenta e vivemos a nossa vida sem pensar nas consequências dos nossos actos.

    Eu gosto muito de pensar, por vezes penso de mais, por vezes pensar dá-me insónias, por vezes faz-me companhia mas na maioria das vezes pensar dá-me prazer.
    Dá-me o prazer de folhear o meu passado, dá-me o prazer de sonhar com o futuro e dá-me o prazer de olhar para o presente e sorrir.

    Por isso os meus pensamentos são a transposição do meu conhecimento, das minhas experiência e dos meus sonhos.

    Não é preciso ser filósofo para pensar, afinal todos temos uma filosofia na nossa vida e devemos reger-nos por ela, devemos ouvir a nossa mente e exercitar este pequeno ser que vive dentro de nós.

    ResponderEliminar
  6. Ao que dizes tocas bem no que é a a nossa e a tua filosofia de vida, e não é preciso o ser para saber, é uma parte dela própria, é a forma como a determinamos, pensar como podemos a cada parte na nossa vida folhearmos como bem o dizes esse pequeno livro que tão bem escrevemos e com riscos e rabiscos, mas com um sentido e uma estrutura literária que compôe a nossa história, é a nossa obra que escrevêmos.

    Em tempos cheguei a questionar sobre isso, o que é a nossa filosofia de vida, com a tua excepção, poucos me souberam responder, mas isto está em toda a parte, naquilo que fazemos, tomamos, elegemos, construimos, naquilo que naturalmente no mais simples e que por poucas vezes nos apercebamos ela está sempre presente, e no que pensamos, construimos assim a nossa forma de viver, todos sabemos o que é, mas atribuir o nome por vezes confunde-nos.

    Todos pensamos naquilo que dizemos, fazemos, tudo, os nossos pensamentos estão sempre cá, a morar connosco, não conseguimos fugir deles, ou por vezes bem gostavamos, mas pensarmos leva-nos ás conclusões da vida, e estamos aqui para tirá-las, e por vezes porque não contrariarmos os nossos pensmentos e dizer o contrário daquilo que nos passa e dizer umas besteiras... :)

    Diverte-te e espero trocar aqui pequenos pensamentos nossos.

    ResponderEliminar