sábado, 3 de abril de 2010

Ao ritmo da vida


A nossa vida é marcada pelo ritmo, todos nós temos os nossos compassos rítmicos que vamos nos deixando levar por si. Na globalidade o todo da nossa vida é formado pela musica que compomos, mas para ter o seu tempo certo e não desafinarmos nela, precisamos do ritmo para marcar cada tempo que precisa de estar em sintonia com a música que criamos, assim temos de marcar o nosso ritmo de vida.



Ritmo vem do grego Rhytmos e designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado. O ritmo está inserido em tudo na nossa vida.


Como tal na música, como na vida, existe tempos e contra-tempos a que nos faz variar na sua melodia, e por vezes por um acaso podemos sair fora desse ritmo, mas, se soubermos bem marcar a sua cadência podemos dentro dele alternar de forma e dando outros sons que por cada batida que dêmos, do que improvisemos, podemos estar sempre alinhados com o tempo, e sua cadencia das notas que lhe damos de uma forma métrica.

Façamos o seguinte exercício: Tentemos bater com o pé ou estalar os nossos dedos, marcar o nosso tempo criando assim nosso ritmo. Vamos fazendo-o assim. Cada um de nós temos um ritmo diferente de marcar, é assim a nossa individualidade. Pensemos então em juntarmo-nos todos e a cada um marcar o nosso próprio ritmo, por certo neste conjunto sairia uma desafinação de ritmos que nos faz ver que o nosso ritmo é marcado por nós e não existe a mesma bitola que podemos seguir. Mas podemos criar um ritmo e segui-lo todos em conjunto e aí ao deixarmo-nos levar por ele, todos nós conseguimos alinhavar por ele e assim faz demonstrar o que é que somos sociativamente e fazemos no seu conjunto o que podemos trabalhar na forma de num ritmo, que nos guia ter a nossa afinação que nos vai guiando. Assim neste conjunto que nos deixamos levar por um ritmo que nos faz marcar, no nosso conjunto, num todo e de todos nós, é reflexo da nossa sociedade.

Tomemos como exemplo, o acompanhamento de uma banda. Um músico que não por muitas vezes pouco se realça num conjunto musical, e não tem tanto destaque aos nossos olhos é um baterista. Vemo-los sempre no fundo de todos. Mas este é que para além da melodia que todos criam, este faz marcar ritmo que é tão necessário à música como guiar todos os músicos para que estejam sempre no tempo correcto, assim é que se falha-se esta peça não se conseguia existir uma cadência musical e cada músico tão pouco conseguiria estar afinados pelo mesmo diapasão. Assim é que este elemento é do mais necessário para guiar todo o resto, mas, e por ele próprio até pode desafinar, ao que irá logo desconcertar todos o que o acompanham, mas quando o sabe, bem consegue, apanhar as rédeas do ritmo perdido.

Que ouçamos uma musica; tentemo-nos abstrair de tudo o que ouvimos e concentremo-nos no ritmo dela, e no seu ritmo tentemos procurar o tempo que a marca, então assim estamos no ponto chave da que a faz seguir e no meio de tantas notas existe sempre um tempo que estabelecendo a sua cadência e soltando várias notas.

Quando dançamos seguimos ao ritmo da música, cada passo está sempre alinhado com o ponto rítmico que nos faz guiar nesse jogo e desvendar o que conseguimos explorar dele e a vida é aquilo que criamos e nunca permanecemos parados, assim é que o que nos marca nesta vida é todo este conjunto de sons e nos faz dar um pequeno corpo da magia a todos os níveis, desde o ritmo, à melodia e por fim à dança.


O ritmo é a pulsação da música. Sem ritmo não há música


Assim é que todos nós temos um instrumento na nossa vida que nos faz marcar assim o ritmo que queremos, guiamos os músicos que nos acompanham e assim criamos as nossas melodias. O ritmo é corpo de nós e do que criamos assim pode ser transformado numa forma melódica agradável que nos ecoa dentro de nós, e na sua essência existe sempre o tempo a marcar tudo isto.

Deste modo a nossa vida é o ritmo que criamos, mesmo pelos nossos parâmetros estamos sempre em consonância com ele próprio, muitas vezes queremos assim baixar ou elevar o ritmo para que possamos seguir e guiar-nos na forma de estarmos sempre no tempo certo dele e connosco próprios, estamos ritmicamente a marcar o nosso tempo que nos conduz.

O que é Ritmo? from S.E. da Casa da Música on Vimeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário