segunda-feira, 5 de abril de 2010

Uma questão de humanidade


Existem três aspectos ao qual evito de abordar neste espaço, compreendo perfeitamente as convicções e ideais de cada um, como assim a sua opinião própria, ao que não quero ser crítico daquilo que acreditam. Mas existem por vezes certas perguntas ao qual é necessário questionar e confrontarmo-nos, (pelo menos comigo assim o é)!

A questão que me invade num caso crítico é o revelar da nossa acreditação e, ou do que podemos fazer, para mudar tudo e isto não se aplica à letra na questão, mas por vezes em acreditar em algo, não impede de fazermos o que muito achamos necessário.

Assim o que quero dizer e que se destaca são as atitudes que podemos ter e tão pouco clamar à sorte que seja devida, por vezes até é necessária para que possamos assim ter essas atitudes, para que sem, tenhamos prejuízos na nossa vida quando demonstramos a nossa dedicação, mas o que importa aqui é o que tomamos.

A nossa reacção é de sempre tentarmos salvar uma vida em que situação for, perdemos por muitas vezes a racionalidade do que, por alguma situação, podemos sair prejudicados e tomar o risco para fazer com que beneficie a vida de outrem, será também aqui preciso sorte ou naquilo que queremos acreditar, mas, para mim isto o que se precisa é de coragem e é isso que podemos tomar, como também é isso que o ser humano revela.

Imaginemo-nos perante o seguinte cenário. Qual nossa reacção?...:

Estando nós no leito de um rio, reparamos numa pessoa em apuros no risco de se afogar, quais das duas situações tomamos?

• Ficamos impávidos com o choque presente, rezamos para que tenha sorte de se salvar e consiga por ela própria vencer a corrente que a leva e tenta ao não deixar chegar até o seu fim, (que como se dirá e ali tão bem perto)!

• Saltamos ao rio e tentamos ajudar a salvar uma vida que o merece e por certo necessita de forças perante uma situação a que revela a dificuldade de lidar e uma ajuda é o bem mais preciso.


É certo que perante uma situação destas revela a nossa reacção instintiva, mas poderá revelar naquilo que somos capazes de fazer ou achamos que existem forças divinas que por si darão conta do seu caso.

Eu acredito que o maior milagre que pode existir é o ser humano que terá a capacidade de o poder dedicar por algo. Quando uma vida humana é salva por alguma pessoa dá-se a graça a quem teve a coragem de tomar essa atitude, que por muitas vezes, põe-na em causa em prol de uma outra. Assim é, que aquilo que se é capaz de fazer tem a mão humana, mas tendemos a pensar que existe uma força divina, pode o existir, mas isso não o saberei e não existe prova maior do que aquilo que fazemos e dedicamos aos outros é uma forma de revelar que o nosso ser é capaz dos maiores milagres humanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário