quinta-feira, 22 de abril de 2010

O dom das palavras


Todos sabemos por certo a importância das palavras, a força que elas tem e muito nos podem dizer, a cada uma atribuímos-lhe um significado a que poderá alastrar por muitas mais; na nossa comunicação é a forma essencial de estabelecermos os nossos contactos, de dizer o que realmente sentimos e compreender os demais. Vê-se assim toda importância delas, não conseguimos e podemos viver sem palavras que nos acompanham na nossa vida, não conseguimos dialogar sem elas próprias, não conseguimos viver assim sem as nossas palavras. Compostas por letras ou sons, representam o nosso pensamento e toda a ideia humana.

Muitas palavras determinam uma função, elas há que nos magoam, incentivam, ajudam, comovem, irritam, alegram ou entristecem, palavras que nos dá o significado de tudo e conforme o contexto da situação, assim que formam todo um conjunto de frases que iremos assim descrever o que realmente desejamos transmitir.

Vivemos assim por muitas palavras cruzadas, assim, aonde neste jogo tentamos descortinar e desmistificar o seu real significado e conjuntamente ver aonde se tudo encaixa e transformando neste nosso passatempo aquilo que podemos ver no global ao fim de tudo.

Pensamos sempre nelas, tentamos adequa-las ao nosso discurso e transmitir a nossa base de ideias. Por conjuntos de letras que as formam, palavras que formam assim frases, é este o sentido de toda a nossa linguagem.

Podemos contrapor com palavras, dizer o que realmente é nas discussões dão o sentido e a alma que de significativo elas tem na sua forma de actuar.

Existem palavras mortas, palavras que não querem dizer nada, sem o seu sentido a que não se contextualiza, nem ao significado delas como da comunicação que estabelecemos, como muitas estarão fora do seu contexto.

Por formas gestuais ou dificuldades inerentes à forma de comunicar muitos assim o há que não podem usufruir do seu uso, assim que por outros meios terão de usar palavras silenciosas, mas que elabora uma forma a que merece o seu significado a que nos querem dizer.

Daremos nós valores às palavras, por certo passamos com os nossos olhos a correr por elas e não paramos por muito, olhar para este conjunto de letras e o que assim se forma nelas. O que isto são, é um enigma que vamos sempre desvendando e por cada uma vamos ramificando muitas mais, e damos por nós a soltar palavras e pensamentos a que a nossa memória nos faz transformar todo um conjunto de uma metalinguagem que vamos utilizando com a sua maoir frequência.

A evolução que tem e vão sofrendo revela que toda o seu tranformar e a maneira de que como podemos indo adequando o uso ao que colocamos aos nossos dias. Por uma melodia composta por elas podemos assim e ver, ler e ouvir a sua música, e isto é de um tocar e comover os nossos sentidos.

Valorizarmos as palavra é o mais importante que podemos ter, não conseguimos viver sem elas, assim o era que, a nossa evolução de todo este aspecto comunicacional não teria sido acompanhado pela transformação do homem e toda a sociedade.

Existe uma coisa que vai-se notando aos nossos dias, as dita palavra de honra, muitos poucos de nós vamos perdendo esta característica que nos fazíamos honrar pelo que assim dizíamos, demonstrava a parte mais verdadeira do homem, assim nos questionamos de quanto vale a palavra de um homem? Honrar os nossos compromissos quer nos dizer que não serão precisas muitas para justificar por vezes de nós uma pequena falha. Por vivermos marcados pela desconfiança esta palavra vai assim perdendo a sua integridade. Tendemos assim a pensar que as palavras em dia, hoje não valem de nada.

Que dignifiquemos as palavras assim e a honra que nos merecem.

Sem comentários:

Enviar um comentário