sábado, 10 de abril de 2010

O significado de um amigo




Disse um soldado ao seu comandante:
-"O meu amigo não voltou do campo de batalha. Meu comandante, solicito autorização para ir buscá-lo."
Respondeu o oficial:
-"Autorização negada!" "Não quero que você arrisque a vida por um homem que, provavelmente, está morto!"
O soldado ignorando a proibição saiu e uma hora mais tarde voltou mortalmente ferido, transportando o cadáver do seu amigo.
O oficial estava furioso:
-"Eu não lhe disse que ele estava morto?!"
-"Diga - me, valia a pena ir até lá para trazer um cadáver?"
E o soldado, moribundo, respondeu:
-"Claro que sim, meu comandante!
Quando o encontrei, ele ainda estava vivo e disse-me:
- Tinha a certeza que virias!"

"Um amigo é aquele que chega quando todos já se foram."
Amigos, o que significam estes para nós? Saberemos o que são? O que é afinal um verdadeirissímo amigo? Todos nós que os temos sabemos esse real significado, muitas pessoas ao que a vida não lhes os permitiu o ter assim ainda procurarão o que tanto fará parte de nós, os amigos, grandes e verdadeiros amigos.

Uma real amizade é como um casamento, tal, também não sabemos como termina, mas fazemos por muito a preservar, estimar, jurar a sua fidelidade, respeitar e muito fazer por eles, não é uma coisa única de nós, parte sempre das duas partes, do empenho a que se dedicam, do esforço e muito que dão á relação e isto também é uma fórmula, podendo existir um amor, diferente de muitos, mas um amor significativo de amizade, e esta grandiosa relação é feita disso, desse sentimento que podemos sentir por alguém.

Somos capazes de os reconhecer quando muito fazem por nós ou nós por alguém, do que se dedica, uma verdadeira amizade é quando sentimos que podemos contar com essa pessoa a cada momento, na sua distância estará sempre presente em nós e no esquecimento nunca cairá. Um verdadeiro amigo é a pessoa da maior importância na nossa vida e maior relatividade para nós, é a nossa maior base nos piores momentos, e quem mais podemos partilhar as nossas alegrias, é assim a pessoa com quem partilhamos a nossa vida, os segredos mais íntimos, coisas vãs, mas tudo o que faz parte de nós e essa pessoa é quem nos damos para oferecer algo e na troca receber também o que nos tem para dar, o que é deles, e neste clima gira a partilha que é o significado da amizade.

Não façamos confusões com colegas, amigos como lhe chamemos de ocasião ou distantes, são pessoas que podem fazer parte do nosso dia-a-dia mas não possuem a mesma profundidade de um verdadeiro.

A vida dá-nos no seu principio aquilo que achamos ser os nossos e muitos amigos, mas a seu tempo vamos conhecendo e desvendando essas pessoas, vamos reconhecendo-lhes as suas capacidades, vamos tornado-nos mais selectivos e primando-nos por nos rodear de poucos, bons amigos, a nossa capacidades de dar e retribuir a muitos torna-se de alguma dificuldade quando muito temos de dar e assim vamos restringindo o nosso ciclo.

Uma amizade verdadeira é composta de muitos sentimentos mútuos, de compaixão, empatia, cumplicidade, solidariedade, intimidade, preocupação, coisas que muito fazem parte desta relação como de muitas verdadeiras, é isto que cria aquilo que sentimos por alguém, quem faz parte de nós e da nossa vida, quem caminha a nosso lado como acompanhamos esse percurso e vemos o que é mais importante e de real valor à nossa vida, os nossos amigos, amigos de nós e amizade que dedicamos a alguém.

É nesta gentileza de que trocamos com alguém a quem a nossa maior estima de ver alguém que nos oferece a mão que podem dar e a felicidade que se pode partilhar que se vê a magia da amizade.

Momentos únicos, mágicos, recordações valiosas que trazemos em nós que faz a maior importância de tudo isto, é e se chama uma verdadeira amizade.

Isto é uma conquista, um trabalho de ambos, e por muitas pessoas que passam na nossa vida que nos dão, ensinam e muito aprendemos com eles, com isto se ganha muito, muito podemos retirar, partilhar e aí revelar-se uma grande amizade

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.

Saint-Exupéry

A amizade é o maior bem que podemos ter neste mundo não sentimos o pior sentimento de estar sozinhos, não, seja na presença ou na ausência que de nós faz parte e está sempre marcando a sua presença e é a pulsação que nos faz viver e nos dá motivos a isso.

Exige-se trabalho em ser-se amigo, mas, ao sermos é a maior recompensa que nos é dada, revela-nos a sua importância extrema a que não conseguimos ficar indiferentes, vemos o que exige mas também nos dá o que assim queremos para nós. Bem dizemos, que de um amigo nunca esperamos nada em troca, mas, recebemos sempre algo que ele nos dá, e assim giramos neste ciclo de que o recebemos também muito lhes damos e é isto a partilha, o maior valor da amizade.

Eu não aprendi o que é a amizade na escola, não foi nos livros ou qualquer sitio vulgar, ela veio até mim, foi assim um amigo que me a ensinou, a vida permitiu a que eu descobrisse o que ela realmente é e estou grato por me ter dedicado isso a mim e fizesse ver a maior parte um membro que me é composto por aquilo do que mais importância é dela feita. A amizade assim é uma descoberta, pode começar em nós, seguindo-se uma partilha e passos dados a dois e de seguida um caminho que feito a lado de quem nos acompanha.

Amizade assim merece ser preservada, e dar o nosso maior valor, pois é tudo para nós.

...é a amizade que nos segura, e a alegria que nos levanta!


Nuno Lopes

2 comentários:

  1. Amigos de nome há muitos. Verdadeiros amigos são raros.
    Os amigos são difíceis de conquistar e manter, pois embora só dêem o trabalho de se manter fidelidade e desinteresse material no relacionamento, a maior parte das pessoas não está disponível para fazer esse investimento.

    Por isso, deixo aqui esta citação que define bem o que é um amigo.
    "Amigos são os que na prosperidade aparecem sem receberem convite, e na adversidade aparecem sem serem chamados"

    ResponderEliminar
  2. Bem verdade meu caro amigo, a amizade vindo no principio do dicionário, só no fim sabemos o seu siginficado, o que é que no fim de isto só a podemos consignar assim para podes chamar assim um verdadeiro amigo.

    Esse investimento é, e todos nós sabemos a riqueza que nos traz, mas por vezes resignamo-nos à nossa pequena pobreza, assim o é que aquilo que podia ser tão pouco o será.

    ResponderEliminar